UE reforça regras contra Greenwashing para divulgação
de produtos

A União Europeia anunciou um acordo preliminar para a adoção de medidas que visam eliminar práticas comerciais fraudulentas e assegurar que os consumidores têm acesso a informações confiáveis e de qualidade sobre os produtos que consomem.

O acordo inclui uma proibição da utilização de expressões genéricas, como “amigo do ambiente”, “natural”, “ecológico”, “biodegradável” e “ambientalmente neutro”, tendo estas afirmações de ser devidamente comprovadas. Este é um passo no combate contra o greenwashing, onde produtos são promovidos como sendo sustentáveis, quando não o são.

Outras práticas comerciais a serem banidas incluem a rotulagem sustentável não certificada, alegações infundadas sobre a possibilidade de reparar produtos e qualquer menção a produtos com impacto ambiental neutro, reduzido ou positivo, a menos que seja apoiada por compensação de emissões de carbono.

Essas medidas fazem parte de um amplo quadro regulatório europeu relacionado ao ESG e Finanças Sustentáveis, que se alinha com a estratégia europeia para a sustentabilidade.

A transição para uma economia mais sustentável será inevitável, mesmo que inicialmente não cubra todas as empresas, com um foco nas PMEs que procuram manter a competitividade no mercado global.

Com estas medidas, a União Europeia quer garantir que as empresas se ajustem aos padrões de sustentabilidade, protegendo os interesses dos consumidores. Estas são mudanças que irão moldar o futuro do mercado europeu e promover práticas comerciais mais transparentes e responsáveis.

 

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